Cada aplicação deve ser avaliada com base em quão bem ela atende aos objetivos de negócios. Esta etapa ajuda a determinar se uma ferramenta é necessária. Redundante ou desalinhada com as necessidades da empresa. Considere fatores como:
Função e propósito do negócio
Desempenho e confiabilidade conjunto de dados
Integração com ferramentas existentes
Riscos de segurança e conformidade
Analisar aplicações
Depois de avaliar os aplicativos. Classificá-los com base no valor comercial. Custo e usabilidade ajuda a priorizar as próximas etapas. Uma avaliação prática inclui: planeje o roteiro de implementação da racionalização de aplicativos
Custo total de propriedade (tco ). Incluindo custos de licenciamento. Manutenção e treinamento
Retorno sobre o investimento (roi) com base em ganhos de eficiência e impacto nos negócios
Taxas de utilização e feedback do usuário
5. Categorize e agrupe o que você pode eliminar. Consolidar ou substituir
Depois de analisar o portfólio de software . Avalie o portfólio Classifique os aplicativos em categorias de ação para orientar o processo de racionalização.
Reter e dar suporte Avalie o portfólio
Os aplicativos que são amplamente utilizados. Oferecem alto valor comercial e atendem aos padrões de segurança e conformidade devem permanecer em vigor com monitoramento contínuo.
Aposentar e desativar número de telefone catar
Softwares desatualizados. Subutilizados ou que não se alinham mais com os objetivos de negócios devem ser eliminados. Ao aposentar aplicativos. Considere os termos do contrato. Os planos de migração e o impacto no usuário.
Re-hospedar ou migrar
Algumas ferramentas podem precisar ser movidas para um ambiente de hospedagem diferente. Como a transição do local para a nuvem para melhor desempenho e escalabilidade.